Desde que assumiu a Prefeitura do Recife, em janeiro, o prefeito Geraldo Julio (PSB) tem destacado que a mobilidade urbana será uma prioridade, e as calçadas, por conta disso, receberão tratamento diferenciado. O gestor já indicou, inclusive, que a administração pública assumirá de fato algumas dessas estruturas, além de criar mecanismos capazes de estimular a preservação desses espaços pelos cidadãos.
Porém, enquanto a promessa não se materializa, os recifenses vão convivendo com cenas como a da foto ao lado. A imagem, captada por Ricardo Dantas Barreto (da Editoria de Economia da Folha de Pernambuco), mostra o exato momento em que uma idosa tenta driblar as crateras de uma das calçadas da rua Mário Domingues, na Ilha do Leite.
Curiosamente, a rua fica no chamado Polo Médico do Recife, um local frequentado por muitas pessoas que apresentam algum tipo de deficiência motora.
Infelizmente, a imagem é comum, e os pedestres acabam sempre como os maiores penalizados. Independente de quem é a responsabilidade pela manutenção de determinada calçada, o Poder Público não pode deixar que cenas como essa se repitam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário