sábado, 22 de junho de 2013

FORMATURA DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE ITAMBÉ

Foi bastante concorrido o ato de formatura dos Guardas Civis Municipais de Itambé, que aconteceu nesta sexta-feira dia 21, na Praça da Biblioteca Pública de Itambé.

    Prefeito Bruno Ribeiro comanda evento

Marcaram presença no evento, o Prefeito Bruno Ribeiro, a Vice-Prefeita Alcione Almeida, os secretários municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores Edvaldo Arruda, o Coronel Lima do CBM-PE, o representante do Pelotão de Itambé, familiares dos formandos dentre outros.


    Posse dos Guardas Civis Municipais de Itambé

    Prefeito Bruno Ribeiro entrega as Viaturas da SETTRAM 

Na ocasião o Prefeito Bruno Ribeiro entregou as Portarias de enquadramentos, nomeando e designando os Guardas Civis Municipais recém-aprovados em Processo Seletivo Público.

    Tony Ramos da Silva recebendo Portaria

    Alcides Amorim Pimentel recebendo Portaria    

O enquadramento funcional foi como base no Art. 76 da Lei nº 1.671/2013, e sua regulamentação através do Decreto nº 27/2013 – “Os vigilantes da Prefeitura Municipal de Itambé, que atenderem o disposto do Art. 19, desta Lei e que exerciam, na data de sua vigência, as funções de vigilantes municipais, inclusive os que obtiveram por desvio de função poderão ser classificados como Guardas Civis Municipais e enquadrados em seus respectivos níveis, após a realização do curso de formação de Guarda Municipal dentro dos parâmetros curriculares da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP”.


   Secretário Ilo Jorge da SETTRAM prestando contas de sua gestão

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SETTRAM Realiza Enquadramento Funcional

Dentro da política de valorização dos servidores municipais estabelecido no Plano de Trabalho Anual – PTA/ 2013, a Secretaria de Segurança Cidadã, Trânsito, Transportes Públicos e Mobilidade Urbana – SETTRAM vem realizando a I – Jornada de Formação Continuada, e nos meses de maio e junho sob a batuta da Secretaria foi realizada dois Cursos de Formação e Capacitação Profissional:

1.    Tema: Como criar um STPP - Sistema de Transportes Públicos de Passageiros, tendo como público alvo os quadros técnicos da SETTRAM, com carga horária de 30 (trinta) horas, realizado em maio no Auditório da Prefeitura, e
2. 

     Tema: Formação de Guardas Civis Municipais, tendo como público alvo os vigilantes municipais e os aprovados no Processo Seletivo Público realizado pela SETTRAM, com carga horária de 50 (cinquenta) horas, realizado em junho no mesmo Auditório.




Enquadramento Funcional

Como base no Art. 76 da Lei nº 1.671/2013, e sua regulamentação através do Decreto nº 27/2013 – “Os vigilantes da Prefeitura Municipal de Itambé, que atenderem o disposto do Art. 19, desta Lei e que exerciam, na data de sua vigência, as funções de vigilantes municipais, inclusive os que obtiveram por desvio de função poderão ser classificados como Guardas Civis Municipais e enquadrados em seus respectivos níveis, após a realização do curso de formação de Guarda Municipal dentro dos parâmetros curriculares da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP”.


 Lista de classificação dos vigilantes enquadrados

NOME
ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
1
José Ailton Monteiro da silva
              9,31
2
Alcides Amorim Pimentel
              9,25
3
Delcy Fernandes da Silva
              8,38
4
Josivaldo Macedo da Silva
              7,88
5
Márcio José da Silva
              7,75
6
Tony Ramos da Silva
              7,50
7
Daniel Duzino da Silva
              6,00


Itambé, em 20 de junho de 2013.

ILO JORGE DE SOUZA PEREIRA

SECRETÁRIO

SETTRAM



RESULTADO DO 2º PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DA SETTRAM

O Prefeito Municipal de Itambé, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, através da Secretaria de Segurança Cidadã, Trânsito, Transportes Públicos e Mobilidade Urbana TORNA PÚBLICO o resultado do PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO PODER PÚBLICO MUNICIPAL para o preenchimento de 11 (onze) vagas do Cargo de Guarda Civil Municipal do Quadro de Pessoal, neste Município, em conformidade com o art. 37, inciso II da Constituição Federal do Brasil, Lei Municipal que instituiu Guarda Civil Municipal, e demais Legislações pertinentes à espécie.


1. DO PROVIMENTO DOS CARGOS

O provimento dos Cargos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

Ficam advertidos os candidatos aprovados e classificados de que a nomeação e provimento no Cargo só lhes serão deferida no caso de exibirem:

a) a documentação comprobatória das condições previstas na inscrição e requisitos básicos;
b) atestado de boa saúde física e mental;
c) demais documentos exigidos pelo Município no ato de provimento;

1.1-     O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto ao Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Itambé – PE.

1.2-     O PROCESSO SELETIVO PÚBLICO, terá validade de 2 (dois) anos, podendo ser renovado por igual período, conforme legislação municipal pertinente.


2.     DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os Candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas, serão nomeados dentro do planejamento Municipal, no período de validade deste Concurso, sendo direito líquido e certo sua nomeação neste período, os demais candidatos classificados, fora das vagas ofertadas, ficarão em Cadastro Reserva, de modo que havendo a necessidade serão nomeados, segundo a ordem de Classificação, ficando, neste caso, a nomeação condicionada às disposições pertinentes e às novas necessidades da Prefeitura Municipal de Itambé – PE.

 2.1 LISTÃO DE APROVADOS

NOME
ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
               1
Marcos Antonio de M. Júnior
                     9,26
               2
Antonio João Félix Filho
                     9,01
               3
Ricksandro Batista Miranda
                     8,85
               4
Goivani Silva Lucena
                     8,84
               5
Luis Alberto da Silva
                     8,72
               6
Edvaldo Passos da Fonseca
                     8,65
               7
Peterson Silva Gomes
                     8,62
               8
Sidnei da Silva Oliveira
                     8,52
               9
Givaldo Praxedes de Oliveira
                     8,08
             10
Ernanes Francisco da Silva
                     8,06
             11
Claudson Gomes
                     8,00
             12
José Armando da S. Barbosa
                     7,90
             13
Genério Medeiros da Silva
                     7,88


Itambé, em 20 de junho de 2013.

ILO JORGE DE SOUZA PEREIRA

SECRETÁRIO


SETTRAM

quinta-feira, 6 de junho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ITAMBÉ

Foi nesta quarta-feira, dia 5 de junho a I – AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA. O evento foi promovido pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal Itambé.



O Plenário da Casa José César Bandeira de Melo foi tomado por representante da sociedade Itambeense, dentre comerciantes, estudantes, políticos, Conselheiros Tutelares, Agentes de Trânsitos, representantes do Governo Municipal e população em geral.




O Presidente da Câmara Municipal de Itambé, Vereador Edvaldo Arruda compôs a mesa dos debates com os representantes da PMPE, Cel. Peres do 2º BPM-PE e Tem. Silvino Lopes do Pelotão de Itambé, o Delegado de Polícia de Itambé Dr. Rodolfo Cartacho, o Secretário da SETTRAM, Dr. Ilo Jorge e a representante do Prefeito Bruno Ribeiro a Vice – Prefeita Alcione Almeida.



Na abertura do Evento Cel. Peres colocou a importância da Audiência e disse que está há sessenta dias no comando do 2º PBM e já realizou Audiências em Carpina, Lagoa do Carro, Itaquitinga e Condado. Falou sobre o papel da Polícia Militar e dos avanços no combate a violência com unificação das polícias, bem como do Pacto Pela Vida, um programa exitoso e premiado internacionalmente no combate a violência.




O Delegado Dr. Rodolfo Cartacho colocou aos presentes o papel desenvolvido pela polícia civil, exibiu os números da violência de Itambé através das ocorrências desde janeiro do corrente ano, colocou que população deve procurar a polícia para denunciar as violências do tipo roubo e assalto, objetivando um planejamento adequado da polícia para atender a realidade do Município.



O Secretário Ilo Jorge da SETTRAM abordou a importância da parceria das polícias e Prefeitura, através dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais para dotar a cidade de um aparelho de segurança comunitária, cujo principal objetivo é a segurança da população. Afirmou que SETTRAM planeja em dotar os Distritos de Caricé e Ibiranga de Postos Policiais Avançados para em parceria com SDS incrementar a segurança local.


Vereadores e comunidade cobram mais policiamento, principalmente nos Distritos.





quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mapa da Violência 2013: Brasil mantém taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes

BRASÍLIA - O Mapa da Violência 2013 - Mortes Matadas por Armas de Fogo, divulgado nesta quarta-feira, informa que 36.792 pessoas foram assassinadas a tiros em 2010. O número é superior aos 36.624 assassinatos anotados em 2009 e mantém o país com uma taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, a oitava pior marca entre 100 nações com estatísticas consideradas relativamente confiáveis sobre o assunto.

Entre os estados que apresentaram as mais altas taxas de homicídios estão Alagoas com 55,3, Espírito Santo com 39,4, Pará com 34,6, Bahia com 34,4 e Paraíba com 32,8. Pará, Alagoas, Bahia e a Paraíba estão entre os cinco estados também que mais sofreram com o aumento da violência na década. No Pará, o número de assassinatos aumentou 307,2%, Alagoas 215%, Bahia 195% e Paraíba 184,2%. Neste grupo está ainda o Maranhão com a disparada da matança em 282,2% entre o ano 2000 e 2010.

O Rio de Janeiro aparece em 8º lugar no ranking dos estados mais violentos com uma taxa de 26,4. O estudo mostra, no entanto, que o número de mortes por armas de fogo está em declínio. De 2000 a 2010, os assassinatos a tiros no Rio caíram 43,8%. Em São Paulo a queda foi ainda maior, 67,5%, e o estado viu a taxa de homicídio baixar 9,3%. O estado, que no início da década passada estava entre os seis mais violentos, aparece desta vez na 24º posição, atrás apenas de Santa Catarina, Roraima e Piauí.

Entre as capitais mais violentas estão Maceió, a primeira da lista com 94,5 homicídios por 100 mil habitantes. Logo depois vêm João Pessoa com taxa de 71,6, Vitória com 60,7, Salvador com 59,6 e Recife com 47,8. São taxas bem acima da média nacional, 20,4, e dos níveis considerados toleráveis pela ONU, que giram em torno de 10 homicídios por 100 mil. Com uma taxa de 23,5, o Rio aparece em 19º lugar na lista. A cidade de São Paulo apresentou taxa de 10,4 e está na 25ª colocação.

Para Júlio Jacobo Waiselfisz, coordenador do Mapa da Violência 2013, a declarada priorização da segurança pública por governadores e iniciativas do governo federal tais como a campanha do desarmamento não foram suficientes para forçar a queda dos índices de violência na primeira década do século XXI. Do ano 2.000, segunda metade do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, até o fim do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 2010, foi registrada uma taxa de aproximadamente 20 homicídios com armas de fogo por 100 mil habitantes.

— Não tenho elementos para julgar (a correção) das políticas de segurança. Mas se está havendo alto índice de violência, nossas políticas não são suficientes — comenta Jacobo.
O estudo confirma ainda a "nacionalização" dos homicídios e duas diferentes tendências da violência. O número de assassinatos a tiros tem aumentado em áreas tradicionalmente hospitaleiras do Norte e do Nordeste e diminuído no Sudeste, a partir de avanços registrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dos cinco estados mais violentos do país em 2010, três estão na região Nordeste: Alagoas, Bahia e Paraíba. Quatro das cinco cidades com os piores dados estão no litoral da região: Maceió, João Pessoa, Salvador e Recife.

Para Jacobo, a escalada da violência em cidades e estados do Nordeste não significa que está havendo uma "nordestinização" da matança. Para ele, o que está havendo é a expansão em âmbito nacional da criminalidade. As mortes violentas, que antes de concentravam em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio, estão se espalhando pelo país. O movimento acompanharia a desconcentração industrial e os deslocamentos populacionais ligados às atividades econômicas.

— Não dá para dizer que está havendo uma nordestinização da violência. A violência tem crescido também no Paraná, em Santa Catarina e no entorno de Brasília — disse Jacobo.
Santa Catarina sofreu aumento de homicídios de 44,5% na década, embora ainda permanece com taxa de 8,5 homicídios por grupos de 100 mil. O Distrito Federal, com uma taxa de 25,3 por 100 mil, está em 9º lugar no ranking de assassinatos com armas de fogo. O Mapa da Violência apresenta o ranking de homicídios das cidades com mais de 20 mil habitantes.

Entre as cinco cidades mais perigosas do país estão: Simões Filho, na Bahia, com taxa de 141,5 homicídios por 100 mil habitantes; Campina Grande do Sul, no Paraná, com 107,0, Lauro de Freitas (BA) com 106,6, Guaíra com 103,9, e Maceió com 91,6. São números piores que o de Medellin e Bogotá, na Colômbia, no auge do poder do narcotráfico de Pablo Escobar. Para Jacomo, a onda de violência em algumas cidades e estados brasileiros também estaria ligada ao narcotráfico, ao crime organizado e a grande quantidade de armas em circulação.

Pelo estudo, 70% dos homicídios no país são cometidos com armas de fogo. Uma explicação seria a disseminação da cultura da violência. Segundo o pesquisador, muitos homicídios resultam dos chamados conflitos de proximidade. São desentendimentos em que uma das partes, ao invés de tentar eliminar o conflito, mata o oponente.



domingo, 2 de junho de 2013

Guarda Municipal de Foz apreende 932 kg de droga

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu apreendeu nesta quarta, 29, uma caminhonete carregada com drogas. O veículo, uma Blazer com placa de São Paulo, foi encontrado abandonado por volta das 7 da manhã na avenida Juscelino kubitschek próximo ao Gresfi. 
Por ter sido deixado em rua movimentada, os Guardas Municipais suspeitam que o veículo tenha sido abandonado por problemas mecânicos ou em fuga das operações policiais da fronteira.
Ao ser verificado foi confirmada a presença de dezenas de fardos de maconha, que, após serem pesados, totalizaram 932 quilos da droga. A caminhonete Blazer não possuía indicativo de furto ou roubo. O veículo e o entorpecente foram encaminhados à 6ª SDP, onde foi feita a pesagem e o procedimento investigativo será deflagrado.
Esta foi a maior apreensão de entorpecentes feita pela GM de Foz neste ano.

Guarda Municipal vai reforçar policiamento comunitário na capital de Macapá


A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) participou do curso de formação de policiamento comunitário cidadão, realizado no período de 17 a 24 de maio, no 2º Batalhão da Policia Militar. O curso foi promovido pelo Comando da PM, que integrou a Guarda às Unidade de Polícia Comunitárias (UPCs). Fizeram o curso 17 guardas. Eles receberam capacitação em leis sobre os direitos humanos, palestras sobre integração das polícias com as comunidades, para desenvolverem os serviços junto à associação de bairros, conselho de segurança pública, escolas. 

O curso busca resgatar o trabalho da Polícia Comunitária, que tem como objetivo atuar próximo aos moradores. Segundo o comandante da Guarda, Luiz Álvaro, a comunidade ajuda na informação contra a violência. “São eles que sabem em quais locais e de que forma acontecem os problemas no bairro. Quem ganha com essa parceria é toda a cidade”, ressaltou.

A Polícia Comunitária trabalha nos bairros recebendo denúncias, realizando palestras contra as drogas, bebidas alcoólicas para as crianças, informando sobre os direitos e deveres dos cidadãos e garantindo a segurança da comunidade. 

Os guardas que participaram do curso compõem o grupamento tático operacional e já estão atuando, em conjunto com a Polícia Militar, no bairro Forte, na zona norte de Macapá. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, ao longo deste ano o curso será estendido para os demais guardas. “Estamos com essa parceria com Polícia Militar e também com a Polícia Rodoviária, buscando garantir a segurança e um bom convívio dos munícipes”, informou.