Foto: Paulo Maciel - DETRAN-PE
Texto: Anderson Souza Leão e Jô Lima // Assessoria de Imprensa e Publicidade Institucional
Na manhã desta sexta-feira, 28, sob o comando do governador Paulo Câmara, foi realizada no Palácio do Campo das Princesas a solenidade de entrega de 47 novos veículos que irão reforçar a segurança viária, por meio de operações de trânsito preventivas e educativas em todas as regiões do Estado. Os investimentos são da ordem de 8,5 milhões, realizados através da Secretaria das Cidades/Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE.
O ato foi acompanhado pelos secretários das Cidades e Defesa Social, respectivamente, Francisco Papaléo e Angelo Gioia, do chefe da Casa Militar, coronel Eduardo, do diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, do deputado federal, André de Paula, do comandante da Operação Lei Seca, tenente-coronel Luciano Nunes, do comandante do 1º Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, tenente-coronel Raul Cavalcante e da presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU, Taciana Ferreira.
"O intuito dessa modernização dos equipamentos é dar condições à população para que haja uma maior orientação em relação ao ordenamento do trânsito e dos serviços ofertados pelo Estado", enfatizou Paulo Câmara, que ainda destacou que o maior objetivo é o trabalho de forma preventiva e não repressiva, usando a educação em paralelo. “Diante de um conjunto de ações a gente conseguiu estancar uma curva que está crescendo em todo o País", completou, se referindo à diminuição dos índices de acidentes.
Outros três veículos, sendo eles Chevrolet Montana serão usados para o deslocamento de equipamentos, cavaletes e cones em apoio às operações de trânsito. A Operação Lei Seca – OLS, que é coordenada pela Secretaria de Saúde, recebeu oito Renaut Sandero e o Primeiro Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, foi contemplado com cinco Chevrolet Spin. Todos irão atuar em conjunto para promover o ordenamento, e principalmente fortalecer a diminuição dos índices de acidentes em Pernambuco.
“Estamos fazendo um investimento que irá nos ajudar a salvar ainda mais vidas e continuar colocando Pernambuco como referência nesse sentido, onde estamos conseguindo unir em um trânsito seguro os pedestres, ciclistas e motoristas e isso de fato, configura um investimento certo, sério e de resultados”, enfatizou o secretário Francisco Papaléo.
Já o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, destacou que os veículos também irão intensificar a fiscalização das motos e cinquentinhas, visando contribuir ainda mais com a redução dos acidentes e gastos com tratamento médico. “Em 2015 registramos 42.807 acidentes de trânsito, sendo desses, 77% correspondente a veículo de duas rodas. Não podemos deixar de cuidar disso e cumprindo a determinação do governador estamos atuando em conjunto para mudar essa realidade, onde já reduzimos em 8,2% esses valores entre 2014 e 2015”, destacou.
DETRAN ITINERANTE - Além dos veículos destinados às ações de prevenção e repressão, também foi entregue um caminhão Iveco, que será o primeiro das 10 unidades previstas para o Programa Detran Itinerante, voltado ao atendimento da população com todos os serviços disponibilizados como uma loja de shopping. Esse programa irá atender 92 municípios que não contam com Unidades da Autarquia, de forma volante e durante todo o ano.
|
Secretaria de Segurança Cidadã,Trânsito,Transportes Públicos e Mobilidade Urbana. "Nosso pacto é por uma vida melhor"
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Pernambuco recebe 47 novos veículos para ações de trânsito e atendimento ao cidadão
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Governo de Pernambuco isenta ICMS sobre diesel para transporte público complementar.
O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (23.12), a Lei Nº 5.555/2015 que garante a isenção total do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel utilizado no serviço público de transporte complementar de passageiros na Região Metropolitana do Recife (RMR). O incentivo, que passa vigorar no dia 1º de janeiro de 2016, vai garantir uma redução de R$ 1 milhão por ano nos custos do setor. A medida foi destacada como a promoção de uma "justiça fiscal" pelo chefe do Executivo estadual.
"Já tínhamos dado a isenção do transporte normal de passageiros, e era mais que justo que esse benefício fosse estendido para o transporte complementar, que exerce um papel muito importante no ir e vir das pessoas”, apontou Paulo, diante de trabalhadores que marcaram presença na solenidade. O ato foi realizado na sede do Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Complementar de Passageiros de Pernambuco de Pernambuco (Sinpetracope), no bairro da Várzea, no Recife.
Ao elogiar a sensibilidade do Governo do Estado com o setor, o presidente da Cooperativa de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de Pernambuco (Coopernorte), Manoel Leôncio, ressaltou o ganho assegurado com a medida. "Em 2010, o nosso saudoso Eduardo aqui esteve e deu desconto de 50% sobre o ICMS do óleo diesel. E hoje o senhor veio afirmar que o transporte complementar é importante e vai zerar esse incentivo. Isso vai nos ajudar a colocar um veículo melhor na rua", ressaltou.
Durante a cerimônia, o secretário das Cidades, André de Paula, também anunciou a definição de um calendário de pagamento dos trabalhadores do segmento. “Não dá para trabalhar sem saber quando vai receber. Nós vamos estabelecer, em 2016, um calendário para que vocês possam saber que, no dia acordado, vão receber o salário”, garantiu o gestor.
Criado em 2003, o transporte público complementar contabiliza 27 linhas em operação, sendo nove interbairros e 18 alimentadoras. Juntas, transportam em média 114 mil pessoas por dia, gerando cerca de dois mil empregos, entre diretos e indiretos. O sistema ainda conta com 184 permissionários em operação. As linhas alimentadoras são responsáveis pelo transporte do sistema convencional (ônibus e metrô). Sem cobrança de tarifa aos usuários, o micro-ônibus opera em áreas onde os coletivos tradicionais não conseguem chegar, como por exemplo os morros do Recife. A remuneração dos trabalhadores é paga diretamente pelo poder público através do quilômetro rodado. Já a linha interbairros, liga bairro a bairro ocorre a cobrança de uma tarifa única do Anel A, como é o caso da Linha Campo Grande/Shopping Tacaruna
Assinar:
Postagens (Atom)